Como funciona o processo de compra de um imóvel?
A compra de um imóvel exige planejamento. Além do aporte financeiro, você precisará de um pouco de paciência para enfrentar a burocracia. Por isso, dedicar-se a uma pesquisa de mercado vale a pena. Essa é uma forma de entender as dinâmicas do setor imobiliário e aproveitar as melhores oportunidades. Confira algumas dicas que podem lhe ajudar na tarefa!
Pesquisa de mercado imobiliário na Serra Gaúcha
A Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, concentra ótimas opções para quem quer aumentar o patrimônio. Isso porque o potencial turístico de municípios como Gramado e Canela é inegável.
Esses destinos atraem centenas de milhares de visitantes todos os anos – tanto para conhecer os parques temáticos quanto para aproveitar festivais ou eventos corporativos. As atrações fazem com que a procura de aluguéis por temporada seja constante. Assim, a tendência é que as residências se valorizem.
Visitar uma imobiliária em Gramado é o primeiro passo para você saber detalhes sobre as unidades disponíveis. Compare preços, estrutura e localização dos imóveis. Esses fatores determinarão em quanto tempo será possível ter retorno sobre o investimento, seja com locação, seja com uma posterior venda.
Dica: 3 dicas para quem quer investir em Gramado e Canela
Análise da planta é determinante para a compra
Ao encontrar um apartamento à venda em Gramado ou Canela que seja do seu interesse, agende uma visita ao imóvel. Essa medida ajuda a analisar detalhes que possam valorizar ainda mais o patrimônio, tais como incidência solar, conservação das instalações e acesso a comércio e serviços.
É claro que os cuidados são um pouco diferentes quando se adquire um bem ainda na planta. Nesse caso, também convém analisar as cláusulas do contrato. Você deve garantir que a construção entregue siga as características descritas no documento. Prazos e meios de pagamentos precisam, igualmente, estar claros.
Qualquer que seja o tipo de imóvel a ser adquirido, recomenda-se contar com ajuda profissional. Certifique-se de que a operação seja conduzida por uma equipe devidamente registrada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). A credibilidade da marca evita dores de cabeça futuras.
Documentação necessária para adquirir um imóvel
Essa costuma ser a parte mais delicada da compra de um imóvel. É necessário correr atrás de certidões negativas e declarações, emitidas por diferentes entidades. A documentação atesta a viabilidade para se realizar o negócio.
Os documentos relativos ao atual proprietário incluem:
- Certidão de nascimento ou de casamento, para confirmar o estado civil da pessoa e verificar se o imóvel é objeto de herança;
- Certidão de interdição e tutela, que atesta a autonomia jurídica do proprietário para realizar a transação;
- Certidões judiciais em âmbito municipal, estadual e federal, para garantir que o imóvel não seja usado no pagamento de dívidas, por exemplo. São documentos feitos pelos fóruns de cada estado, para utilidade de civis e empresas.
- Certidões trabalhistas, para verificar se há algum processo trabalhista em andamento contra empresa ou pessoa, o bem pode estar citado em uma destas certidões.
Dica: Importância do auxílio do corretor na compra do seu imóvel
Quanto aos documentos do próprio apartamento à venda, deve-se obter:
- Certidão de ônus reais e reipersecutórias, que aponta possível penhora, alienação ou hipoteca sobre o imóvel;
- Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica, que comprova o pagamento do IPTU;
- Declaração de quitação de obrigações condominiais, caso se aplique;
- Certidão atualizada de Registro do Imóvel, A matrícula do imóvel pode ser comparada à certidão de nascimento para as pessoas, em que o cartório de Registro Civil documenta as informações relativas àquela pessoa e do seu nascimento. Nela está descrita a situação geral do bem. Importante: escrituras ou contratos particulares, não têm o mesmo valor desse instrumento.
Depois desse processo, ainda será preciso pagar a taxa relativa ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), emitir o recibo de sinal, registrar o contrato de compra e venda e lavrar a escritura em cartório.
Resumindo, há muitas etapas envolvidas e elas exigem atenção de especialistas. Por isso, visite uma imobiliária em Gramado e tire suas dúvidas!
Quer conhecer nossas oportunidades de investimento em Gramado? Então clique no banner abaixo!