Compra de apartamento: escolher um novo ou usado?

O que você espera de um imóvel? Será sua morada fixa pelos próximos anos? Ou um investimento para aumentar o patrimônio? O objetivo do negócio é um fator determinante na hora de comprar apartamento. Portanto, ao escolher entre empreendimento novo ou usado, pense nas vantagens e nas desvantagens de cada um.

5 itens para analisar antes de comprar um apartamento

A seguir, vamos traçar um breve comparativo entre as características de um apartamento novo e as de um apartamento antigo. Estas dicas podem ajudar você na decisão. Confira!

1. Investimento inicial

Em geral, imóveis novos são mais caros, justamente porque ainda não foram usados nem sofreram avarias pela ação do tempo. Além disso, é necessário gastar com a instalação dos acabamentos – piso, iluminação e aquecimento, por exemplo.

Dica: Como decorar a sala

Por outro lado, edificações antigas costumam demandar reparos, quando não uma reforma completa. Conseguir um financiamento de imóvel usado também é mais difícil.

2. Localização

Você já deve ter reparado que novos empreendimentos imobiliários são sempre lançados em regiões afastadas da cidade, não é mesmo? Isso acontece por um motivo simples: os bairros centrais têm menos área para se construir, pois estão ocupados por casas e prédios que chegaram primeiro.

É por isso que, ao comprar apartamento, você deve observar o entorno. Os endereços mais antigos estão situados em zonas estratégicas, com fácil acesso ao comércio e aos meios de transporte público. Morar num condomínio mais recente, muitas vezes, significa ter carro para se deslocar até o Centro.

Quer encontrar os imóveis mais bem localizados? Clique no banner e entre em contato com a Mapa do Imóvel!

Banner Institucional

3. Tamanho

A metragem do apartamento varia conforme a idade. Até umas décadas atrás, os edifícios eram erguidos com poucas unidades por andar e cômodos bem amplos. Até os banheiros eram enormes.

Porém, as demandas da sociedade atual são outras. Apartamentos novos são compactos. Em compensação, os residenciais possuem facilidades como playground, salão de festas, academia, lavanderia e vagas de garagem. Trata-se de uma infraestrutura rara de se encontrar em imóveis “veteranos”.

4. Personalização

Uma casa só se transforma em lar quando a decoração tem “a cara” dos donos, certo? Por isso, considere a personalização do ambiente.

Quando você compra apartamento novo, essa tarefa fica mais simples. Algumas construtoras inclusive oferecem diferentes opções de acabamentos para projetos ainda na planta.

Dica: 4 dicas para a hora de comprar um imóvel na planta

Um imóvel usado, por sua vez, já virá com a decoração anterior. Se a cor das paredes ou o padrão dos azulejos não agradar, você terá que investir um orçamento extra na reforma das peças. Nesse caso, aproveite o argumento para barganhar um desconto.

5. Manutenção

Os custos com manutenção tendem a ser proporcionais ao tempo de uso. Quanto mais antigo o imóvel, mais reparos serão necessários.

Se sua ideia é morar no apartamento, talvez os gastos se justifiquem, contanto que caibam no seu bolso. Agora, se a intenção é alugar o espaço ou revendê-lo em breve, prefira um empreendimento novo. Assim, caem as chances de contratempos com fiação elétrica, canos entupidos ou outras questões estruturais.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você comprar apartamento com segurança!

Agora que você sabe o que levar em consideração na hora de escolher um apartamento, clique no banner e confira nossas oportunidades para Canela!

Banner - Imóvel em Canela