Inverno em Gramado: o que é calefação e qual tipo escolher?
As baixas temperaturas são o charme do inverno de Gramado. Uma simples caminhada pelas ruas da cidade ganha ares românticos, com casais abraçadinhos para espantar o frio. O tempo também convida a programas deliciosos, como um chocolate quente ou um café colonial.
Porém, quando se trata de investimento em imóveis na região, você deve pensar em um conforto mais prolongado. Cobertor e taça de vinho não são suficientes para enfrentar as noites geladas da Serra Gaúcha. A solução está nos sistemas de aquecimento de ambientes. A seguir, entenda o que é calefação e quais tipos são os mais indicados para uma residência.
O que é calefação e quais tipos existem?
Em linhas gerais, a calefação designa qualquer método para aquecer recintos fechados. A ideia remete à era das cavernas, quando as famílias queimavam madeira para gerar calor em seus lares.
Esse princípio evoluiu e deu origem a tecnologias bastante populares nos países de clima temperado. Hoje, há tipos de calefação modernos e seguros para enfrentar a temporada de inverno. Conheça alguns dos principais.
Dica: Diferentes tipos de sistema de aquecimento em ambientes
Calefação central
A calefação hidráulica usa dutos de água quente distribuídos pela casa. O boiler fica numa peça isolada, conhecida como sala de máquinas ou caldeira.
Esse equipamento utiliza algum combustível, sendo o gás natural a fonte de energia mais limpa e acessível do mercado. O calor produzido ali é distribuído para os demais espaços do imóvel, por meio do encanamento.
A solução permite grande conforto térmico para áreas internas. No entanto, exige um orçamento mais folgado, além de espaço para a instalação do maquinário.
Piso aquecido
O também chamado piso radiante é uma ótima alternativa para o inverno em Gramado. O mecanismo fica escondido no chão e aquece o ar sem ressecá-lo. Para tanto, pode ser feita uma tubulação de água ou uma fiação elétrica específica.
A vantagem é que esse modelo não demanda a construção de uma sala de máquinas. Por outro lado, a instalação requer que você remova e recoloque todo o piso. Isso leva a gastos extras na obra, no caso de um investimento em imóveis antigos que não possuam sistema de aquecimento.
Pensando em adquirir um imóvel em Gramado? Confira nossas ofertas no banner abaixo:
Calefação local
Trata-se do uso de aquecedores a óleo, lareiras e aparelhos de ar-condicionado em cômodos específicos da residência. Aliás, eis o inconveniente: a ação desses aparatos se restringe a um perímetro limitado. Ou seja, não é possível levar conforto térmico a todos os ambientes ao mesmo tempo. Ainda assim, o custo inicial tende a sair bem mais em conta.
Como escolher o tipo de calefação
Agora que você já sabe o que é calefação, falta escolher qual método utilizar, certo? Pois a decisão dependerá de dois fatores principais: suas necessidades e seu orçamento.
Caso a ideia seja passar toda a temporada de inverno em Gramado, provavelmente você prefira um sistema de aquecimento mais robusto. A calefação central e o piso radiante são as melhores opções, pois permitem livre circulação pela casa. Contudo, o investimento com instalação será mais alto. Preveja, ainda, custas com manutenção.
Já a lareira é uma possibilidade mais barata para a sala de estar. O mesmo vale para o ar-condicionado nos quartos, embora o consumo de energia elétrica se eleve. Além disso, nas madrugadas de frio intenso, esse dispositivo pode parar de funcionar.
Esperamos que as dicas tenham sido úteis a você. Ficou mais fácil decidir? Deixe um comentário!